Recebi um presente ma-ra-vi-lho-so essa semana. Minha amiga, mestra, irmã Sônia adaptou um texto pensando em mim. De fato o texto tem tudo a ver comigo. E claro, adorei esse carinho!Segue o texto:
Todos os dias às seis horas desço a minha rua, passo lento...Nunca as cinco e cinquenta e nove ou as seis e um. Sempre passo pela janela laranjada às seis horas, corpo ereto, cabelos ao vento, ombros levemente curvados peso do meu trabalho.
Tenho um trabalho peculiar herdado de mãe para filha, avós, bisavós, mulheres que contam histórias,que cantam para a lua que nascem da terra e dela extraem seu alimento espiritual e físico.
Faço parte de um clã que louva, respeita e respira paz. Se queixam ao redor de fogueiras quando a noite escura demora a passar... Mulheres que dançam na chuva,uivam na lua cheia e correm com lobos.
Sou catadora de pensamentos.Sorrateira ajo nas sombras. Agir nas sombras significa ter um toque tão suave, um passo tão leve que torne possível uma movimentação livre para a cidade observar sem ser observada.
Dizem que se não existissem catadores de pensamentos o mundo explodiria de tão pesado que ficaria o ar. Pensamentos são invisíveis,mas pesam e existem todos os tipos de pensamentos: pensamentos alegres,zangados,pensamentos cheirosos, outros nem tão cheirosos assim,pensamentos amargos,tristes. Mas existem pensamentos tão doces,tão fofinhos como nuvens coloridas de algodão.
Vou andando como quem não quer nada, assovio suavemente e os pensamentossão atraídos para dentro da minha bolsa...Alguns pensamentos são bem tímidos. Eu assovio e nada deles entrarem. Então eu me aproximo e ponho a mão ele pula e eu guardo suavemente na bolsa. Outros pensamentos são rebeldes,distraídos e atrevidos. Com esses eu uso outra técnica. Eu canto um mantra bem curtinho.
Um a um vão entrandoe se ajeitando.Tem dias em que cato tantos pensamentos que eles ficam amontoados em cima do outro. No fim do dia,já meio cansada, atravesso a rua e vou para minha casa. E,se você acha que o trabalho acabou,saiba que ele só está começando.
Na minha casa, eu tenho um lugar especial para guardaros pensamentos.É o cantinho fospensamentos. Trata-se de uma estante cheia de potes etiquetados, com cada pensamento distribuído no seu pote.Não posso correr o risco de misturá-los. Pensamentos são muito territorialistas,quando misturados dá briga. Outro dia um pensamento tradicional caiu,por engano, no pote dos pensamentos liberais...foi um horror,demorei quase 15 minutos para apartá-los. Então,pensamentos de piriguetes ficam na prateleira de baixo, pensamentos de carolas na prateleira de cima.
Temos potes dos pensamentos egoístas,vaidosos,carinhosos,estressados,medrosos, fujões...ah! Esses sempre dão trabalho!Escorregam e se escondem debaixo de algum móvel...Vocês devem estar se perguntando o que eufaço com tantos pensamentos... Ah,sim!, essa é a melhor parte:
Os potes são incubados. Após três dias de colhidos, planto todos no meu jardim dos pensamentos. Nas noites de lua cheia, me arrumo, me perfumo,visto meu melhor vestido,faço um delicioso chá de alecrim com jasmim,sento confortavelmente na minha cadeira de balanço e assisto ao maior espetáculo da terra. Cada pensamento vai se abrindo em flor exatamente à meia-noite. São flores de todas as cores e perfumes. Se desprendem da terra, saem voando e formam uma aurora boreal. Dançam pelo ar,saem do meu quintal ganham a rua e se tornam esperança para todos os moradores da minha rua.
Vou lhes contar um segredo: em todos os lugares existem catadoras de pensamentos assim como eu.Ela pode estar sentada aí do seu lado, na sua rua, servindo a mesa,limpando a casa ou apenas te ouvindo. Agora se você não nasceu em uma família de catadoras,mas quer se tornar uma basta seguir 10 normas básicas:
1ª Coma bem, alimente o corpo. Prefira cozinhar para si mesma, desfrute da sua cozinha. Eventualmente, tome chá.
2ª Descanse, se permita a preguiça de vez em quando. Relaxe lendo um bom livro ou vendo rosas se abrindo.
3ª Perambule nos intervalos. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.
4ª Seja leal. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Cuide deles e cultive a amizade.
5ª Ame. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.
6ª Queixe-se ao luar. E, se nem a lua estiver por perto, então chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
7ª Apure seus ouvidos. Ouça música e cante. Quando tudo o mais tiver falhado experimente cantar.
8ª Cuide dos ossos. Faça algum tipo de atividade física. Qualquer tipo.
9ª Faça amor.
10ª uive sempre...
Lindo, né?