terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dicionário Tatibitati

Cada dia a Júlia aparece com novas palavrinhas, um show cada uma delas. Ainda me lembro quando, no finalzinho do quarto mês de vida, ela me solta um MAMA. O céu era pequeno para mim!!!!! Bem, as coisas evoluíram e ela já tem um dicionário muuuito expecífico:

Língua Portuguesa

Abu = troca minha fralda/ estou com fome/ quero dormir/ me dá um banho?
Agu = Água
Alô = Telefone
Au = cachorro
Ba = passear
Ba/baba/babai = Papai
Booooou = acabou
= dá
Esse = Esse (apontando para o objeto de desejo)
Não = Não
Nenem = Crianças e bonecas
Ma/Mama/mamai = Mamãe
Tetê = peito

E eu adoro inventariar tudo isso!!! Quase não sou coruja, né?

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fada artesã

Tenho andando muito arteira, rs... Adoro tudo que esteja relacionado com artesanato. O aniversário da Júlia foi ótimo para despertar meu lado artesã. Para tirar umas ideias assistir o filme da sininho. Daí o título: Fada artesã,rs. Meu mais novo projeto é esse aí: um vestido azul de crochê, linha princesinha. Quem conhece linhas sabe que essa melequinha de linha é uma coisa triste.... o trabalho simplesmente não rende :-[



O modelo eu mesmo tô montando, tirei de revista, não. Falta ainda fazer uma manguinha, terminar a roda, forrar e fazer os acabamentos. Mas tô firme...

E acho que a Júlia vai se amarrar em ter uma coisa assim, feita com carinho de mamãe!

De volta ao trabalho

Well, voltei a trabalhar hoje... foram só 3 horinhas fora de casa. Júlia ficou com o papai. Trabalho só mais três dias esse ano e entro de recesso emendando com férias. Logo, foi apenas uma prévia. Mas acho que foi ótimo. Sair de casa e ampliar meu mundo vai me fazer muito bem. E volto sem culpa... durante esse ano dei meu tudo para a Júlia. Isso não muda! Apenas terei outros meios e desafios para continuar maternando radicalmente. Desafio é bom...detesto monotonia!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Meus sonhos...

Dias desses sonhei que eu sintonizava um floral. Seria um floral para insônia,tensões, dores musculares. E ainda dava nome: Floral de mão roxa. Acordei com aquilo na cabeça! A primeira planta que me veio a cabeça foi o jamelão. Depois me lembrei da amora. Ambas tem a capacidade de deixar a mão da gente beeeem roxa. OK! Faltavam as flores... Dia desses fomos ao Zoo e dei de cara com um pé de jamelão carregado de flores. Nem pisquei. Comecei a coletar. Assim que cheguei a casa já fui logoo manipulando as flores e preparando um floral inicial de jamelão. Dei para duas pessoas próximas. E claro, tomei também! Devo disser que ficou bem amargo. Mas o bichinho faz efeito rápido... as duas pessoas relataram sensações semelhantes. Dias mais tarde encontrei flores de amora. Novo floral. Elaborei um composto com as essências mães. Tá maravilhoso! Agora ando olhando para as flores e querendo fazer floral de tudo....Vamos vê onde isso vai dá....

Uhun! Minhas dores no ombro sumiram e meu sonho tá ótimo. Vai um floral aí?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Metaformose

Ah, seu Raul... quando falastes da metaformose ambulante o Sr. pensavas em mim, confesse! Seguem fotos do meu último ano. Estão em ordem cronológica... enjoy!!








E aí? Alguém arrisca o meu próximo look? Já tenho umas idéias. Se Deus quiser, mudanças não faltaram no ano que entra, hehehe.Aguardem... E como ouvi hoje na mesa do lado: Mulher pode mudar.... cabelo cresce que nem capim. kkkkkkkkk

Momentos adrenalina

A Júlia faz jus ao nome e ao signo - sagitário. Tem dia que ela me deixa louca com as coisa que ela apronta. Hoje meu coração foi na boca e voltou. Sinceramente, tenho que repensar o arranjo dos móvei aqui....


e

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Era uma casa...

Incrível como certas coisas começam a fazer sentido de repente!!!!



Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos Bobos
Número zero

Achados

Encontrei um vídeo gravado com a webcam quando a Júlia tinha seis meses. Ela ficava louquinha quando se via na tela do computador.

Doce de mamão verde

Antes
Depois

1 mamão verde médio
1 colher de sopa de pó royal (ou bicarbonato)
½ kg de açúcar
6 pedacinhos de canela em pau (a gosto)
10 cravinhos (a gosto)

Descascar o mamão e cortá-lo em cubinhos médios (tem que ser maiorzinho mesmo, eu piquei o meu muito pequenino).
Lavá-los bem, colocar em uma vasilha e cobri-lo com água. Misture o bicarbonato e deixe descansar por 3 horas ( eu deixei umas 30 horas, pura falta de tempo). Escorra e lave bem. Em uma panela grossa (eu uso uma panela de pressão) coloque o mamão, o açúcar, os cravos, a canela e cubra com água. Deixe ferver até o mamão estar cozidinho, mais ou menos 1 hora e 30 minutos (ele fica durinho por fora e molinho por dentro). Não precisa ficar mexendo.

Quem se amarrou no doce foi a Júlia. Comeu aos montes, rs.

Olha o que eu achei aqui

Tô dando um limpa no meu HD. Como tem coisa guardada, OMG!!!!!!

Mas olha que coisa mais lindinha eu encontrei. Nem sei quantos anos eu tinha... Detalhe, esse vestido foi minha mãe quem fez. Mais bonitinho de tudo é a Júlia aqui do meu lado olhando pra foto, mandando beijinhos e falando "nenê".


Atualizando: Eu tinha 4 anos e a foto foi tirada no Fujioka de Taguantinga Centro. Essa é uma das poucas fotos com sorriso. Nas outras todas eu tô emburrada... queria ir para o Park Shopping e fiz birra... kkkkk

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Júlia tá sinalizando

A Julinha já sinalizava dá, mas quando começou a falar a palavra passou a preferir usar a via oral para "gritar" quando quer uma coisa. O sinal de dar ficou meio esquecido... Tempo depois ela começou a sinalizar telefone e falar "alô". E essa semana ela me surpreendeu com o sinal de "papai". Saiu uma coisa meio papai, meio biscoito, mas saiu. Estou insistindo em ensinar Libras para ela. E tenho recebido muitos textos que confirmam que aprender línguas de sinais auxilia na aquisição da língua oral e fortalece os vínculos entre mãe e filho. Então bora continuar, rs.

Lembrancinhas de fim de ano

Fim de ano é sempre uma louca... a gente fica sem saber o que oferecer de recordação para os familiares e amigos!!! Dessa vez aproveitei os licores que sobraram do aniversário da Júlia. Comprei umas mini licoreiras de 400 ml e fiz um cartãozinho simples usando umas ideias de scrapbook. Pronto! Feliz de quem vai ganhar esse carinho, rs...





domingo, 12 de dezembro de 2010

Pequena artista

Júlia tem demonstrado seus dotes artísticos...estou tentando incentivá-la. Ontem fizemos o primeiro quadrinho dela: as marquinhas da mãozinha e pezinho moldadas em argila. Ela se amarrou, rs. Bagunça é com ela mesmo, kkkkkkk.




Mas a grande atração do fim de semana foi a flauta. A Júlia deu uma nova dimensão ao significado de flauta doce, rs.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Shop'ando'

Tem graça natal sem foto com o Papai Noel? Não, né? A gente visitou um monte de shopping, mas sempre esquecíamos a câmera. E foto de celular, sabe como é... Enfim, vários Papais Noel depois conseguimos tirar uma foto publicável.... ah! Aproveito e deixo uma do natal passado, com a Júlia recém saída da maternidade (10 dias).


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A catadora de pensamentos


Recebi um presente ma-ra-vi-lho-so essa semana. Minha amiga, mestra, irmã Sônia adaptou um texto pensando em mim. De fato o texto tem tudo a ver comigo. E claro, adorei esse carinho!

Segue o texto:

Todos os dias às seis horas desço a minha rua, passo lento...Nunca as cinco e cinquenta e nove ou as seis e um. Sempre passo pela janela laranjada às seis horas, corpo ereto, cabelos ao vento, ombros levemente curvados peso do meu trabalho.

Tenho um trabalho peculiar herdado de mãe para filha, avós, bisavós, mulheres que contam histórias,que cantam para a lua que nascem da terra e dela extraem seu alimento espiritual e físico.

Faço parte de um clã que louva, respeita e respira paz. Se queixam ao redor de fogueiras quando a noite escura demora a passar... Mulheres que dançam na chuva,uivam na lua cheia e correm com lobos.

Sou catadora de pensamentos.Sorrateira ajo nas sombras. Agir nas sombras significa ter um toque tão suave, um passo tão leve que torne possível uma movimentação livre para a cidade observar sem ser observada.

Dizem que se não existissem catadores de pensamentos o mundo explodiria de tão pesado que ficaria o ar. Pensamentos são invisíveis,mas pesam e existem todos os tipos de pensamentos: pensamentos alegres,zangados,pensamentos cheirosos, outros nem tão cheirosos assim,pensamentos amargos,tristes. Mas existem pensamentos tão doces,tão fofinhos como nuvens coloridas de algodão.

Vou andando como quem não quer nada, assovio suavemente e os pensamentossão atraídos para dentro da minha bolsa...Alguns pensamentos são bem tímidos. Eu assovio e nada deles entrarem. Então eu me aproximo e ponho a mão ele pula e eu guardo suavemente na bolsa. Outros pensamentos são rebeldes,distraídos e atrevidos. Com esses eu uso outra técnica. Eu canto um mantra bem curtinho.

Um a um vão entrandoe se ajeitando.Tem dias em que cato tantos pensamentos que eles ficam amontoados em cima do outro. No fim do dia,já meio cansada, atravesso a rua e vou para minha casa. E,se você acha que o trabalho acabou,saiba que ele só está começando.

Na minha casa, eu tenho um lugar especial para guardaros pensamentos.É o cantinho fospensamentos. Trata-se de uma estante cheia de potes etiquetados, com cada pensamento distribuído no seu pote.Não posso correr o risco de misturá-los. Pensamentos são muito territorialistas,quando misturados dá briga. Outro dia um pensamento tradicional caiu,por engano, no pote dos pensamentos liberais...foi um horror,demorei quase 15 minutos para apartá-los. Então,pensamentos de piriguetes ficam na prateleira de baixo, pensamentos de carolas na prateleira de cima.

Temos potes dos pensamentos egoístas,vaidosos,carinhosos,estressados,medrosos, fujões...ah! Esses sempre dão trabalho!Escorregam e se escondem debaixo de algum móvel...Vocês devem estar se perguntando o que eufaço com tantos pensamentos... Ah,sim!, essa é a melhor parte:

Os potes são incubados. Após três dias de colhidos, planto todos no meu jardim dos pensamentos. Nas noites de lua cheia, me arrumo, me perfumo,visto meu melhor vestido,faço um delicioso chá de alecrim com jasmim,sento confortavelmente na minha cadeira de balanço e assisto ao maior espetáculo da terra. Cada pensamento vai se abrindo em flor exatamente à meia-noite. São flores de todas as cores e perfumes. Se desprendem da terra, saem voando e formam uma aurora boreal. Dançam pelo ar,saem do meu quintal ganham a rua e se tornam esperança para todos os moradores da minha rua.

Vou lhes contar um segredo: em todos os lugares existem catadoras de pensamentos assim como eu.Ela pode estar sentada aí do seu lado, na sua rua, servindo a mesa,limpando a casa ou apenas te ouvindo. Agora se você não nasceu em uma família de catadoras,mas quer se tornar uma basta seguir 10 normas básicas:

1ª Coma bem, alimente o corpo. Prefira cozinhar para si mesma, desfrute da sua cozinha. Eventualmente, tome chá.
2ª Descanse, se permita a preguiça de vez em quando. Relaxe lendo um bom livro ou vendo rosas se abrindo.
3ª Perambule nos intervalos. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.
4ª Seja leal. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Cuide deles e cultive a amizade.
5ª Ame. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.
6ª Queixe-se ao luar. E, se nem a lua estiver por perto, então chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
7ª Apure seus ouvidos. Ouça música e cante. Quando tudo o mais tiver falhado experimente cantar.
8ª Cuide dos ossos. Faça algum tipo de atividade física. Qualquer tipo.
9ª Faça amor.
10ª uive sempre...

Lindo, né?

O boneco de cabelo de alpiste

Material
- Meia-calça feminina ou meia normal.
- Botões,olhos eboca.
- Linha.
- Cola.
- Areia ou terra.
- Sementes de alpiste.
- Água.
- Pratinho de plástico pequeno.

Procedimentos

1) Corta um pedaço da perna da meia, com cerca de 15cm e dar um nó em uma das
extremidades
2) Colocar areia ou terra dentro da meia, formando uma bola.
3) Colocar as sementes de alpiste (uma camada) na superfície superior da terra contida na meia.
4) Fazer nó na outra extremidade da meia.
5) Costure ou cole os botões na meia para representar boca, nariz, olhos, etc.
6) Coloque o pratinho de água debaixo do boneco.
7) Adicione água no pratinho até a boca.
8) Deixe o boneco em local iluminado.

PAP das fadinhas de flores artificiais

PAP's, PAP's e mais PAP's

Seguem as receitas e os Passos-a-passo utilizados na festa de um ano da Júlia.


Licor de chocolate

· Ingredientes

200 ml de água fervente

50 g de chocolate meio amargo picado

1 xícara (chá) de chocolate em pó

100 g de açucar

1 lata de leite condensado

1 colher de sopa de baunilha

150 ml de conhaque/ rum/ ou uísque

· Preparo

1. Colocar no liqüidificador primeiramente os 3 primeiros ingredientes, bater

2. Acrescentar os outros ingredientes

3. Bater bem

4. Deixar descansar durante 5 dias

5. Manter fora da geladeira


Licor de Cappuccino

Ingredientes

1 lata de leite condensado

200 ml de leite fervido e frio ou a mesma quantidade de água mineral

150 ml de vodka

100 g de açúcar

1 colher de chá de baunilha

2 colheres de sopa de café solúvel

1 colher de chá de canela

1 colher de sopa de chocolate em pó

1. Bater tudo no liquidificador e colocar em garrafas para envelhecer 7 dias fora da geladeira

2. Depois de envelhecido coloque na geladeira


Danone de TANG

Ingredientes

1 pacote de tang de morango

1 lata de leite condensado

2 lata de creme de leite

Junte tudo e bata no liquidificador. E já está pronto.


Danette

Ingredientes

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
2 embalagens de pó para pudim sabor chocolate

Coloque numa vasilha o leite, o leite condensado, e o pó para pudim, bata na batedeira até dissolver o pó. Passe para uma panela e mexa até ferver, fica mais grossinho. Espere ficar morno e acrescente delicadamente o creme de leite sem o soro.