Aqui algumas razões comuns para bebês resistirem tirar sonecas:
- Bebê que não está cansado: o bebê precisa estar cansado para tirar sonecas. Enquanto horários rotineiros de sonecas naturalmente surgem conforme os sinais de sono do bebê (contanto que a mãe siga os sinais e ponha-o rápido para dormir), é bom também manter um olho no relógio e outro olho no bebê. Em alguns dias o bebê estará cansado um pouco mais cedo que usual, outros dias um pouco mais tarde. Deixe seu bebê ditar os melhores horários para as sonecas, mas tente mante-los consistentes, com diferença media de +/- 10 minutos. Observação: conforme o bebê vai crescendo os padrões de sonecas vão mudando pois a necessidade de sono vai diminuindo. Veja a tabela do sono com medias.
- Muitas distrações: geralmente, bebês recem nascidos dormirão em ambientes barulhentos e com atividades ao redor. Mas conforme crescem, ao redor dos 3 meses, ambientes barulhentos são distrações que interferem na habilidade do bebê adormecer.
- Exaustão (overtired): bebês lidam com exaustão diferentemente dos adultos. Um bebê muito cansado tem dificuldades de se acalmar e de adormecer. É como tentar dormir quando se tem olhos vermelhos de tanto cansaço, não consegue-se dormir!
- Medicamentos: Qualquer medicamento para gripe, alergia ou asma que a mãe tomar pode passar para o leite materno, podendo estimular o bebê e interferir na sua habilidade de adormecer e permanecer dormindo.
- Dentes: o bebê é capaz de se distrair durante o dia do desconforto da erupção de dentes, muitas atividades e coisas para ver e explorar. Mas durante a noite, sozinho e no escuro, é TUDO que ele consegue pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário